O Ciclo BPM
O ciclo de BPM nada mais é que a medotologia aplicada para gestão dos processos.
Infra-estrutura de trabalho para BPM
n Equipe Envolvida
¨ A composição da equipe BPM varia conforme a política da organização.
¨ O BPM é considerado atividade de suporte.
n Equipe BPM
¨ Equipe permanente na estrutura organizacional.
¨ Coordena as diversas ações de BPM na empresa.
¨ Composição:
n Gerente de BPM
n Líderes de processo (Key User)
n Auditor de processo
n Equipe de Processo
n Equipe temporária e multidisciplinar, atuação específica em um processo.
n Uma vez implantado o processo , a operação dele é repassada para os usuários do processo.
¨ Gestor do processo
¨ Líder do processo
¨ Gerentes de departamento
¨ Especialistas no tema
¨ Equipe de TI
n Equipes de contato e avaliação
¨ Não fazem parte da estrutura formal da organização.
¨ São úteis como consultoria, para comparar, avaliar e homologar resultados dos processos em execução.
n Dúvidas ao implantar BPM
¨ Se processos cruzam todos os departamentos, o BPM deveria estar sujeito a algum desses departamento? Se estiver, a qual departamento ele deveria esta associado?
¨ Estando dentro de um departamento, teria o Gerente do BPM poder de exigir controle correto dos processos sobre os outros departamentos? Teria autoridade para tal?
¨ Sendo colocado o BPM como assessoria da presidência, teria voz ativa para demandar cumprimento da sua continuidade?
¨ Seria um Diretor da empresa a pessoa adequada a assumir o papel de Gerente do BPM, dadas as características de trabalho que agregam mais intensamente essas funcionalidades?
n Infra-estrutura Física
¨ Sala de reunião.
¨ Local adequado de projeção do computador.
¨ Computadores
n Infra-estrutura de Software
¨ Ferramentas de modelagem
¨ Simulador
¨ Editor de textos
¨ Ambiente de publicação (internet ou rede)
¨ Manual do Modelo de Gestão do BPM.
n Manual do Modelo de Gestão do BPM.
¨ Trará as informações básicas de como o BPM é conduzido na organização.
¨ Como os processos são escolhidos.
¨ Como são modelador e otimizados
¨ Como é implantado um novo processo.
Como processos em andamento são monitorados
Planejamento do BPM
n Definir o processo chave para a estratégia da organização.
n Levantar os principais pontos fracos dos processos em uso na organização.
n Identificar oportunidade de melhoria do processo.
n Perceber que mesmo processos sem problemas podem passar por inovação.
n Preparar, a visão global de processos,
n Priorizar os processos.
n Indicar a equipe de processos e às áreas envolvidas as diretrizes e especificações básicas desejadas a partir do planejamento.
n Planejar e controlar as tarefas necessárias à implantação.
n Processos-chave para a estratégia
¨ Identificados através do BSC (indicadores) e matriz de SWOT.
n Processos para a solução imediata de problemas.
¨ Situações com novos marcos regulatórios
¨ Problemas de produção ou qualidade
¨ Concorrente que lança produtos de modo mais competitivo
n Processos para otimização
¨ Para tornar o processo mais eficiente, abrir um novo canal de atendimento ao cliente, via internet.
n Visão global de processos
¨ Ajuda na compreensão o funcionamento da empresa.
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