sábado, 26 de novembro de 2011

O Ciclo BPM


O Ciclo BPM

 O ciclo de BPM nada mais é que a medotologia aplicada para gestão dos processos.



Infra-estrutura de trabalho para BPM

n  Equipe Envolvida
¨  A composição da equipe BPM varia conforme a política da organização.
¨  O BPM é considerado atividade de suporte.
n  Equipe BPM
¨  Equipe permanente na estrutura organizacional.
¨  Coordena as diversas ações de BPM na empresa.
¨  Composição:
n  Gerente de BPM
n  Líderes de processo (Key User)
n  Auditor de processo
n  Equipe de Processo
n  Equipe temporária e multidisciplinar, atuação específica em um processo.
n  Uma vez implantado o processo , a operação dele é repassada para os usuários do processo.
¨  Gestor do processo
¨  Líder do processo
¨  Gerentes de departamento
¨  Especialistas no tema
¨  Equipe de TI
n  Equipes de contato e avaliação
¨  Não fazem parte da estrutura formal da organização.
¨  São úteis como consultoria, para comparar, avaliar e homologar resultados dos processos em execução.

n  Dúvidas ao implantar BPM
¨  Se processos cruzam todos os departamentos, o BPM deveria estar sujeito a algum desses departamento? Se estiver, a qual departamento ele deveria esta associado?
¨  Estando dentro de um departamento, teria o Gerente do BPM poder de exigir controle correto dos processos sobre os outros departamentos? Teria autoridade para tal?
¨  Sendo colocado o BPM como assessoria da presidência, teria voz ativa para demandar cumprimento da sua continuidade?
¨  Seria um Diretor da empresa a pessoa adequada a assumir o papel de Gerente do BPM, dadas as características de trabalho que agregam mais intensamente essas funcionalidades?

n  Infra-estrutura Física
¨  Sala de reunião.
¨  Local adequado de projeção do computador.
¨  Computadores


n  Infra-estrutura de Software
¨  Ferramentas de modelagem
¨  Simulador
¨  Editor de textos
¨  Ambiente de publicação (internet ou rede)
¨  Manual do Modelo de Gestão do BPM.


n  Manual do Modelo de Gestão do BPM.
¨  Trará as informações básicas de como o BPM é conduzido na organização.
¨  Como os processos são escolhidos.
¨  Como são modelador e otimizados
¨  Como é implantado um novo processo.
Como processos em andamento são monitorados

Planejamento do BPM

n  Definir o processo chave para a estratégia da organização.
n  Levantar os principais pontos fracos dos processos em uso na organização.
n  Identificar oportunidade de melhoria do processo.
n  Perceber que mesmo processos sem problemas podem passar por inovação.
n  Preparar, a visão global de processos,
n  Priorizar os processos.
n  Indicar a equipe de processos e às áreas envolvidas as diretrizes e especificações básicas desejadas a partir do planejamento.
n  Planejar e controlar as tarefas necessárias à implantação.

n  Processos-chave para a estratégia
¨  Identificados através do BSC (indicadores) e matriz de SWOT.
n  Processos para a solução imediata de problemas.
¨  Situações com novos marcos regulatórios
¨  Problemas de produção ou qualidade
¨  Concorrente que lança produtos de modo mais competitivo
n  Processos para otimização
¨  Para tornar o processo mais eficiente, abrir um novo canal de atendimento ao cliente, via internet.
n  Visão global de processos
¨  Ajuda na compreensão o funcionamento da empresa.






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