Metodologia ASAP – SAP



Muito se fala do termo relacionado “ASAP” (Accelerated SAP), mas na prática, algumas pessoas não sabem no que se trata e quais são as fases desta metodologia ASAP da SAP para os projetos de implantação do ERP.

Descreveremos  nesta postagem as 5 fases que compõem a metodologia ASAP.

1) Preparação do Projeto: consiste, basicamente, na identificação do time necessário para a execução do projeto, o desenvolvimento do plano e da estratégia de implementação do projeto.
                      
2) Business Blueprint: identificar, mapear e detalhar os processos atuais do cliente e detalhar como esses processos serão aderentes ao standard do SAP e, caso não o sejam, detalhar GAPs que serão desenvolvidos para atender as demandas que o SAP não atende. Nesta fase são geradas as documentações de cada módulo, detalhando como o sistema será configurado e parametrizado para atender aos processos do cliente.

Alguns dos documentos que podem ser gerados nessa fase são: Documento de Escopo, “AS IS” (Ou seja, definição do cenário atual, com detalhamento dos processos de negócio atualmente utilizados e como), “To Be” (definição do cenário futuro de implantação, ou seja, como ficará e será configurado no SAP), Análise de GAPs (Tudo que será necessário implantar no sistema e que o “Standard” não atende, com esse mapeamento o cliente poderá decidir se irá desenvolver as novas funcionalidades ou não), “Sign Off” (este documento comprova que o  cliente revisou o Blueprint e concordou com o que foi levantado e será configurado no sistema).

3) Realização: implementação de todos os processos de negócio, configurações, parametrizações, baseados no Blueprint gerado. Nesta fase também podem ser feitos os desenvolvimentos levantados nos GAPs. Os testes unitários e integrados são efetuados nesta fase.

4) Preparação final: completar os testes, treinamento final dos usuários e preparação final das cargas de dados para o ambiente de produção.

5) Go-Live e Suporte: O Go-Live é a entrada do sistema em produção e o suporte, dispensa maiores comentários.

Abaixo, uma descrição um pouco mais detalhada dos objetivos e produtos entregues em cada uma das fases, de acordo com a metodologia ASAP:

 

Fase de Preparação:

Objetivos Compreender plenamente os direcionadores estratégicos, capacidades a serem desenvolvidas.
Atividades Principais

Plano de trabalho da equipe do projeto
Transmitir as metas do projeto para obter um entendimento uniforme (kick off).
Visão geral da metodologia para a condução do projeto.
Os modelos de documentação de configuração e dos processos
Produtos
Entendimento e Validação do Modelo de Negócio em nível de cenários

Fase de Blueprint
Objetivos Nessa fase serão definidos todos os cenários de negócios da organização. As atividades principais a serem apresentadas em cada processo serão  desenhadas.
Atividades Principais

Levantamento dos cenários de negócios
Identificação das cargas, interfaces desenvolvimentos.
Produtos
Definição parâmetros gerais de configuração (unidades de medidas, estrutura organizacional) Inicialização da fase
Detalhamento dos cenários de negócio e definição dos BPP`s
Análise de GAP e identificação de interfaces e desenvolvimentos
Formulários
Relatórios
Interfaces
Conversões
Melhorias
Workflow
Adaptações
Definição de Cenários e estratégia de testes

Fase de Realização
Objetivos O objetivo desta fase é customização das funcionalidades dos processos SAP ECC.
Atividades Principais

Finalização do processo de mapeamento
Definição de funções e tarefas a serem executadas.
Desenhar estratégia migratória
Início dos testes unitários e integrados.
Formação dos multiplicadores.
Aprovação dos cenários configurados no sistema.
Produtos
Configuração do Baseline
Configuração dos Cenários
Teste unitário
Teste integrado
Fase de Preparação Final
Objetivos O objetivo desta fase é de preparar o go live e executar o plano de corte.
Atividades Principais

Estratégia migratória será detalhada, com a seqüência de cargas, ativação de interfaces, transporte de objetos para o ambiente produtivo.
Testes integrados.
Testes de desempenho.
Estratégia do Help-Desk deve ser estipulada.
Testes de perfil.
Produtos
Carga de requests para produção
 Processos temporários para go-live – definidos e implementados

Fase de Go Live & Suporte
Objetivos O objetivo desta fase é a aprovação final para o encerramento dos trabalhos de implantação.
Atividades Principais

Revisar e refinar o ECC.
Análise dos KPI`s.
Monitoramento e acompanhamento da equipe de Help-Desk


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