Qualidade Conceitos Gerais (TQC , TQM)


A tradução mais adequada para esta sigla, considerando-se a definição aqui desenvolvida é"Controle Total da Qualidade". O TQC compreende as atividades de controle em todas as fases das quais depende a satisfação do cliente. Predomina o uso intensivo de ferramentas apropriadas às diversas fases dentro da empresa como por exemplo: 





QFD ( Desdobramento da Função Qualidade)

Método de apoio ao desenvolvimento de produtos, que contribui para que as expectativas do consumidor sejam nele incorporadas, aumentando, conseqüentemente, o seu poder de venda. Sendo assim, antes de apresentar o método, abordaremos, de maneira sucinta, a definição de desenvolvimento de produtos e em que consiste a qualidade de um produto para o consumidor.


modelo de QFD



FMEA (Análise de Modo e Efeito de Falha )

 
FMEA DE PRODUTO:
produto dentro das especificações do projeto. O objetivo desta análise é evitar falhas no
produto ou no processo decorrentes do projeto. É comumente denominada também de
FMEA de projeto.

FMEA DE PROCESSO:
não conformidades do produto com as especificações do projeto.
Há ainda um terceiro tipo, menos comum, que é o FMEA de procedimento adminstrativos. Nele analisa-se as falhas potenciais de cada etapa do processo com o mesmo objetivo que as análises anteriores, ou seja, diminuir os riscos de falha.

Pode-se aplicar a análise FMEA nas seguintes situações:

• para diminuir a probabilidade da ocorrência de falhas em projetos de novos produtos ou
processos;
• para diminuir a probabilidade de falhas potenciais (ou seja, que ainda não tenham
ocorrido) em produtos/processos já em operação;
• para aumentar a confiabilidade de produtos ou processos já em operação por meio da
análise das falhas que já ocorreram;
• para diminuir os riscos de erros e aumentar a qualidade em procedimentos
administrativos.

 modelo de FMEA


são consideradas as falhas no planejamento e execução do processo, ou seja, o objetivo desta análise é evitar falhas do processo, tendo como base as






CEP ( Controle Estatístico do Processo)

É  uma ferramenta da qualidade utilizada nos processos produtivos (e de serviços) com objetivo de fornecer informações para um diagnóstico mais eficaz na prevenção e detecção de defeitos/problemas nos processos avaliados e, consequentemente, auxilia no aumento da produtividade/resultados da empresa, evitando desperdícios de matéria-prima, insumos, produtos, etc


modelo de CEP




Ciclo PDCA

 Ciclo PDCA, ciclo de Shewhart ou ciclo de Deming, é um ciclo de desenvolvimento que tem foco na melhoria contínua. é aplicado para se atingir resultados dentro de um sistema de gestão e pode ser utilizado em qualquer empresa de forma a garantir o sucesso nos negócios, independentemente da área de atuação da empresa.



modelo de PDCA




TQM
n  A tradução mais adequada para esta sigla, considerando-se a definição aqui desenvolvida é Gestão da Qualidade Total. O TQM abrange o gerenciamento do grau de eficácia e de eficiência em todos os elementos, internos e externos à empresa, impactados pela existência do empreendimento.
na qual são consideradas as falhas que poderão ocorrer com o
Esta metodologia pode ser aplicada tanto no desenvolvimento do projeto do produto como do processo. As etapas e a maneira de realização da análise é a mesma, ambas diferenciando-se somente quanto ao objetivo. Assim as análises FMEA´s são classificadas em dois tipos:

0 Comentários