Qualidade Conceitos Gerais (Seis Sigma)

    Definição de Seis Sigma



n  É uma metodologia que utiliza métodos estatísticos e não-estatísticos integrados em uma seqüência lógica usualmente através de uma abordagem de gestão de projetos com o objetivo de atingir elevados níveis de desempenho. Os resultados no Seis Sigma tipicamente podem ser medidos e expressos através da variação do processo, que é representada pela letra Sigma.


      Atingir o nível de qualidade Seis Sigma significa, na prática, alcançar objetivos radicais  de desempenho, tais como, redução de defeitos, diminuição de custos ou redução do tempo de ciclo de um processo.

Abordagem da FCT

n  De um modo sucinto, o Seis Sigma é aplicado através da seguinte seqüência:

• Preparação da alta gerência da organização e identificação dos projetos de melhoria;
• Identificação dos candidatos para o preenchimento dos papéis de Black Belt e Green Belt.
• Realização do treinamento dos candidatos a Black Belt e Green Belt e execução dos projetos de melhoria.
n  Através da aplicação da metodologia em dezenas de projetos, verificamos que um aspecto-chave é a correta integração das ferramentas estatísticas e não estatísticas em uma seqüência lógica. Apesar do Seis Sigma estar associado à utilização intensiva de estatística, constatamos que, muitas vezes, o Seis Sigma pode ser aplicado de um modo mais simplificado.





           Resultados                       

n  Os projetos Seis Sigma objetivam algum tipo de ganho   radical (por exemplo, financeiro, qualidade e produtividade). Os projetos com objetivos econômicos, tipicamente, têm obtido resultados econômicos superiores a R$ 200.000,00 reais.     O ganho econômico usualmente é proporcional ao porte da organização.


     Treinamentos

n  Os treinamentos seguem o modelo tradicional internacionalmente adotado para a formação dos Champions, Black Belts e Green Belts A característica-chave dos treinamentos é a utilização de simulações, com ênfase, para a apresentação dos conceitos estatísticos, visando a aceleração do aprendizado.



0 Comentários