Ferramentas Utilizadas para Mapeamento de Processos

SOA


Muitas pessoas devem ter  lido ou vistos artigos,revistas ou outras formas de informação relacionado a termo BPM-SOA, Visio, Ares,Qualyware,etc.  Bom hoje irei dizer sobre uma das ferramentas mais utilizadas no mundo que e o  SOA , ela nada mais é que uma ferramenta ou melhor dizendo software de modelagem para o processos organizacionais e BPM (Gestão de Processos de Negocio) e a metodologia utilizada como um todo principalmente na Área de Processos ou Planejamento.
O significado de SOA que em português é  Arquitetura Orientada aos Serviços, cujo o fundamento prega as funcionalidades implementadas pelas aplicações e devem ser focada aos serviços.   Freqüentemente estes serviços são conectados através de um "barramento de serviços" (enterprise service bus, em inglês) que disponibiliza interfaces, ou contratos, acessíveis através de Web Services ou outra forma de comunicação entre aplicações. A arquitetura SOA é baseada nos princípios da computação distribuída e utiliza o paradigma request/reply para estabelecer a comunicação entre os sistemas clientes e os sistemas que implementam os serviços.
Além da perspectiva estritamente técnica, a arquitetura orientada a serviços também se relaciona com determinadas políticas e conjuntos de "boas práticas" que pretendem criar um processo para facilitar a tarefa de encontrar, definir e gerenciar os serviços disponibilizados.
A arquitetura orientada a serviços também se insere em um processo de reorganização dos departamentos de tecnologia da informação das organizações, permitindo um melhor relacionamento entre as áreas que dão suporte tecnológico à empresa e as áreas responsáveis pelo negócio propriamente dito, graças a maior agilidade na implementação de novos serviços e reutilização dos ativos existentes.
SOA é uma abordagem arquitetural corporativa que permite a criação de serviços de negócio...
O profissional ou organização que quiserem utilizar esta ferramenta com certeza deverá esta muito preparado, pois esta ferramenta a principio não e tão simples , não basta somente ter um profissional qualificado que saiba modelar ou desenhar,  esta ferramenta envolverá outros suportes também como tecnológicos ,treinamentos,espaço físico, controle e gestão da ferramenta etc..
Em fim e a verdadeira analise ou planejamento  do Custo VS benefícios, até que ponto a empresa estará disposta a gastar com a compra do software,licença de uso , preparação e a manutenção e o treinamento com os usuários  .

                





0 Comentários