Qualidade Conceitos Gerais – ISO 9000


 ISO é o nome usual com o qual é conhecida a International Organization for Standardization (Organização Internacional de Padronização).
É uma entidade fundada em 1947, sediada na Suiça, que congrega organismos de normalização nacionais, cuja principal atividade é a de elaborar padrões para especificações e métodos de trabalho nas mais diversas áreas da sociedade exceto no setor eletro-eletrônico onde a responsabilidade fica a cargo da International Electrotechical Comission.
  
 
O Brasil é representado na International Organization for Standardization através da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas.

 O nome genérico ISO 9000 representa todo o conjunto de documentos relacionados com a sistematização de atividades para garantia da qualidade. Este conjunto é formado pelos seguintes documentos:




n  ISO 9000
n  ISO 9001
n  ISO 9002
n  ISO 9003
n  ISO 9004    
n  ISO 10011
n  ISO 10012 
n  ISO 10013
n  Note que existe um documento em quatro partes codificado como ISO 9000Este documento é um guia para o processo de escolha, aplicação e interpretação das normas ISO 9001, 9002 e 9003.
ISO 9001
n  É uma norma para Sistema de Garantia da Qualidade. Estabelece o conjunto de ações preventivas necessárias para garantir a qualidade de um produto após as fases de projeto, desenvolvimento, produção, instalação e serviços associados.
ISO 9002
      
n  Não prevê atividades que assegurem a qualidade de um produto durante o projeto.
ISO 9003
n  É uma norma para Sistema de Garantia da Qualidade. Estabelece o conjunto de ações preventivas necessárias para garantir a qualidade de um produto após as fases de inspeção e ensaios finais.
n  Não prevê atividades que assegurem a qualidade de um produto durante as fases de projeto e manufatura.
É uma norma para
Sistema de Garantia da Qualidade. Estabelece o conjunto de ações preventivas necessárias para garantir a qualidade de um produto após as fases de produção, instalação e serviços associados.

0 Comentários