Gestão de Processos (BPM)






BPM – Mapeamento e Modelagem de Processos – Business Process Management (Metodologia BPM) é dirigido a profissionais que queiram conhecer como mapear e modelar processos (BPM), com foco nos objetivos do negócio, para maximizar a eficiência da organização, a fim de aumentar os lucros, reduzir custos e melhorar a qualidade de vida profissional e pessoal de todas as partes envolvidas: funcionários, fornecedores, clientes, acionistas etc.

Conceitos de processo:

Entender os conceitos de processo, macroprocesso, sub-processo, modelo de processo,desenho de processo, atividade aplicados ao mapeamento de processos (Metodologia BPM);

Entender que para mapear e modelar processos é necessário que a organização tenha missão e visão de futuro claramente definidas;
Aprender a identificar processos e atividades dentro da organização;
Aprender a mapear, analisar, melhorar e modelar processos;
Desenvolver habilidades para o levantamento de dados por meio de observação e entrevistas;

Conhecer a metodologia BPM – Business Process Management;
Aprender a estruturar e a planejar um projeto de mapeamento e modelagem de processos por meio do BPM.


BPM – Mapeamento e Modelagem de Processos – Business Process Management

Business Process Management (Metodologia BPM) é um conceito que envolve gestão de negócio aliada à tecnologia da informação visando à melhoria dos processos das organizações por meio do uso de métodos, técnicas e ferramentas para mapear, analisar, modelar, publicar e gerenciar processos operacionais, de apoio e de gestão, abarcando recursos humanos, aplicações, documentos e outras fontes de informação, com o escopo de realizar o alinhamento dos processos de negócios com a estratégia, os objetivos e as cadeias de valores das organizações, através de práticas que, aplicadas, ajudam a maximizar os resultados e o desempenho dos processos, e, com isso, fazer com que as organizações tenham melhores resultados financeiros, vantagem competitiva, redução de custos, otimização de recursos, e aumento da satisfação dos clientes, uma vez que os produtos e os serviços também atingem um padrão melhor de qualidade.



Toda organização atinge os seus objetivos através de processos – mesmo que os processos não estejam claramente identificados para as pessoas da organização, sempre haverá materiais ou informações que entram, são transformados em produtos ou serviços, que saem e são entregues aos clientes (o que nada mais é do que um processo). Neste contexto, mapear processos significa identificar, conhecer e documentar a seqüência de atividades e os recursos utilizados em cada processo da organização de modo a, através dos relacionamentos entre os processos, permitir à organização enxergar os problemas e corrigi-los, a fim de aumentar sua eficiência e, com efeito, melhorar o seu desempenho econômico-financeiro.

O Business Process Management (BPM) – ou Gestão do Negócio por Processos – é, portanto, uma forma organizada de se administrar um negócio, sempre na direção de seus objetivos.





Mapeamento de Processos

O Mapeamento de Processos é um dos elementos da Metodologia BPM (Business Process Management) – ou Gestão de Negócios por Processos –, que, além da descoberta (mapeamento) dos processos da organização, abrange a documentação dos processos que se quer mapear, a definição do nível de maturidade das atividades da empresa, o plano de comunicação, o estado de automação dos processos, o monitoramento dos processos através de indicadores de desempenho e de qualidade, e, entre outros, a modelagem de processos para se estabelecer um ciclo de melhoria contínua da organização com o objetivo de se atingir a excelência operacional.

Modelagem de Processos

Mapear processos de uma organização normalmente requer entrevistas das pessoas que nela trabalham, análise da documentação e registro das informações levantadas por meio de fluxogramas, colocando-se no papel o que é feito, como é feito, quem faz, documentos, materiais, recursos e equipamentos utilizados, enfim, ainda que o processo não esteja sendo feito da melhor maneira.

É depois de mapear os processos da organização que se implementa a fase de modelagem de processos, quando se discute as oportunidades de melhoria identificadas no mapeamento de processos, reformulando os processos para ajudar à organização a melhorar sua estrutura, seu fluxo de trabalho, o uso de recursos humanos e materiais, a relação entre as pessoas, o treinamento de novos funcionários, e tudo mais, principalmente se a organização optar por uma administração baseada em gestão por processos, caso em que as decisões passarão a ser tomadas em função dos resultados de monitoramento dos processos por meio de indicadores de desempenho. Em uma gestão por processos, todos os processos, ou ao menos os processos-chave, da organização deverão ser monitorados, acompanhados e avaliados por métricas capazes de mostrar se o processo está indo bem ou não.

Uma organização sempre tem objetivos estratégicos, e destes objetivos é que são desdobrados os indicadores de desempenho dos processos, cujos resultados estão diretamente relacionados com o desempenho da organização.





BPM

O BPM – Business Process Management –, ou Gestão do Negócio por Processos, por meio de indicadores de desempenho, fornece à administração do negócio uma visão global dos processos da empresa e de seus resultados, possibilitando a tomada de decisões racionais, com base nestes dados.




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